

Fotos do Recital de final de ano (arquivo do tipo .zip - tamanho 17.1 MB)



Desde 
 
Segundo o coordenador artístico da Orquestra, Rodrigo Toffolo, continuar esta iniciativa significa “revalidar o compromisso da Orquestra com a democratização na oferta de espetáculos musicais gratuitos e de alto nível, contribuindo com a educação e cultura musical das comunidades que não se encontram próximas ao centro das principais atividades culturais da cidade Patrimônio da Humanidade”, explica.
 
Rodrigo Toffolo também faz a regência dos concertos. Para estas apresentações, haverá uma formação especial composta por 15 músicos e preparada exclusivamente para a série “Orquestra Pelos Distritos”. No repertório, obras de diferentes estilos e épocas.
 
***
Carta à comunidade
Os Distritos configuram a família  ouro-pretana. Ampliam e enriquecem o patrimônio cultural da nossa Ouro  Preto. Cada qual tem as suas características, e essas peculiaridades  admiráveis se completam, em perfeita integração, no acervo singular  do município. 
Conquista maior de todos é  a Orquestra Ouro Preto. Ter um conjunto dessa natureza em plena atividade  é sinal de exuberância e dinamismo da cidade monumento mundial. A  Orquestra Ouro Preto se consolidou, respeitada e aplaudida como uma  referência da atualidade brasileira.
Levá-la, uma vez mais, aos  12 Distritos de Ouro Preto e à pequena localidade de Sant’Ana da  Chapada é celebrar, com a comunidade por inteiro, o privilégio de  acolhermos a Orquestra criada por Ronaldo Toffolo e Rufo Herrera.
 
Nesse périplo encantado, a  Orquestra Ouro Preto expande por todos os nossos caminhos a emoção  que nasce da grande música.Vamos ouvi-la pelos vales e serras com o  fascínio dos gregos antigos, quando tomavam a concha para sentir o  sublime milagre do som.
Ângelo Oswaldo de Araújo Santos
Prefeito de Ouro Preto
 
Rodrigo Ângelo Toffolo
Maestro da Orquestra Ouro Preto
***
Pgramação Orquestra nos Distritos” 
LAVRAS NOVAS – 18h – Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres
SANTA RITA – 20h – Igreja Matriz de Santa Rita
CHAPADA – 16h – Igreja de Sant’Ana
SANTO ANTÔNIO DO SALTO – 19h – Igreja de Santo Antônio
RODRIGO SILVA – 18h – Igreja de Santo Antônio
AMARANTINA – 20h30h – Igreja Matriz de São Gonçalo
MIGUEL BURNIER – 18h – Igreja do Sagrado Coração de Jesus
ENGENHEIRO CORRÊA – 20h30 – Igreja de Nossa Senhora da Conceição
SANTO ANTÔNIO DO LEITE – 16h – Igreja de Santo Antônio
 CACHOEIRA DO CAMPO – 20h – Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré
SÃO BARTOLOMEU – 14h - Igreja de São Bartolomeu
GLAURA – 16h30 – Igreja de Santo Antônio
ANTÔNIO PEREIRA – 19h – Igreja Nossa Senhora das Mercês
O Projeto Orquestra nos Distritos tem patrocínio exclusivo da Prefeitura Municipal de Ouro Preto

Calendário
Manhãs: de 9h às 12h – Tardes: de14h às 17h – Na Sede do Instituto Candonguêro Arte e Cultura
Patrocinadora exclusiva  do Curso de Capacitação para Regentes de Bandas
Pelo segundo ano consecutivo o Instituto Candonguêro promove o Encontro de LIBRAS de Ouro Preto, momento onde alunos, pais e professores podem participar de atividades recreativas e culturais. Este ano os Alunos do Instituto Candonguêro Recepcionarão alunos da Cidade de Belo Horizonte durante um dia de visita à cidade. Entre os objetivos do evento estão a conscientização da comunidade em relação aos cuidados especiais que os surdos devem receber da sociedade e da importância da Língua Brasileira de Sinais para a comunicação entre e com estas pessoas. 
Programação:
09:30 - Chegada dos alunos de Belo Horizonte na Rodoviária de Ouro Preto
10:00 - Recepção dos alunos de Belo Horizonte no Adro da Igreja de São Francisco de Assis
10:30 – Visita guiada à Igreja de São Francisco de Assis
11:00 – Visita ao museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP
12:00 ALMOÇO 
13:30 – Visita ao Teatro Municipal Casa da Ópera
14:00 – Visita ao Museu dos contos
15:00 – Passeio pelo Horto dos Contos com pique-nique e atividades
16:40 - encerramento
Agradecimentos especiais:
Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP
Museu Casa dos Contos
Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Prefeitura Municipal de Ouro Preto




Personagens dos "velhos carnavais" que desfilam durante os shows - Foto Laura Godoy
Bonecos dos compositores homenageados do projeto, na sequência, Edmundo Guedes, Vandico, Vicente Gomes, Valter Caxangá e Jorge Adílio. Todos os compositores comparecem ao show e participam cantando algumas de suas composições.Vídeo de divulgação do projeto - CPPA / UFOP
Equipe de 2009
Cordenação executiva: Rodrigo Toffolo
Coordenação cênica: Flaviano Souza e Silva
Coordenação musical: Chiquinho de Assis
Produção: Nilsinho Oliveira
Secretária: Eliana Silva
Bonecos do cenário 2009: Flavinho Niquini e Conceição Rosière
Grafittis do cenário 2008-2009: Movimento Grafitti de Ouro Preto
Músicos 2009: Chiquinho de Assis, Rodrigo Torino, Chiquinho Bastos, Sérgio Danilo, Brasilino, Geuder Martins, Silvia Gommes, Iatitaia e Gustavo Grieco.
Atores 2009: Carlos César, Marcelino Ramos, Benedicto Camillo, Gustavo Pacheco, Fred Lima e participação especial de Gilese Queiroga.
Equipe de produção do Bloco: Rodrigo Toffolo, Flaviano Souza e Silva, Chiquinho de Assis, Dea Caldas Niquini, Flavinho Niquini, Mara Toffolo e Marina Toffolo.
Agradecimentos aos artista do Circuito do Samba: Fred, Terror, Chico, Benedicto Camillo, Gustavo Pacheco e Cabeça.
***
Tomamos a liberdade de finalizar esta postagem com esta bela foto e texto do ótimo fotógrafo Ronald Perèt, parceiro de longas datas da cultura e da arte de nossa cidade, a ele nosso obrigado pela mão amiga e pelo olho mágico. Para conhecer mais do trabalho deste mestre acesse http://www.euouropreto.blogspot.com
 Foto: "acabou", com o chão de paralelepípedos coberto de confetes e serpentinas, no pensamento permanece as lembranças, no desejo... O Candonguero em 2010. Mais um carnaval... na vida e na historia de Ouro Preto. Este ano levou "muitos" pelas ruas e ladeiras da cidade, seus passos, por dias, não buscavam, mas encontraram o útimo dia de Carnaval, "acabou" assim: com o chão de paralelepípedos coberto de confetes e serpentinas, das lembranças do que passou. Tem gente que já esta... até esperando o Candonguero "voltar"... (foto) e outros tantos esperando por 2010, claro que com eles na programação, são gente da terra, ou gente que merece "ser". Eles... nunca esquecem os vivos e nem os ausentes fisicamente, nas palavras (Rafael Godoy, Pedro Lacerda, Padre Simoes e outros), vivos eternamente em nossas mentes. Este ano a homenagem foi para Carlota, vivo muito "vivo", Parabens Candonguêro.
Neste workshop Kadu  Vianna vai mostrar e trocar idéias com os participantes sobre noções  básicas e avançadas de canto e composição, sobre produção artística  e executiva, direção musical e arranjos, tendo como material base  o CD Dentro que os participantes  receberão gratuitamente.

 Este é o Senhor Tito, sua banda "Anjos" é uma das que embalaram o candonguinho nos anos de 2008 e 2009, ele é o músico mais velho em atividade em Ouro Preto.
 As crianças e seus pais conhecem alguns compositores da cidade de Ouro Preto através da brincadeira com os bonecos que os homenageiam.
 Figuras carnavalescas comparecem ao Largo da Alegria e as crianças fazem a festa!
A Chegada do Bloco foi no Largo da Alegria onde o Grupo Viola de Folia fez um belo show para recepcionar o Bloco, a alegria foi geral.
Alguns dos criadores do Bloco, Coordenadores e Artistas do Projeto Candonguêro: Era uma vez um carnaval... E ao fundo o boneco do Bené da Flauta, o personagem símbolo do Projeto.
Divulgação do Bloco
 Fotos: Naty Torres
***
Música: Bate Tambô
Música: Som da Lua
 O Instituto Candonguêro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, através das Secretarias de Planejamento e de Cultura e Turismo, realizou entre agosto e novembro de 2008 o Projeto Horto Cultural, uma programação artística no Parque Horto dos Contos, com eventos diversificados, incluindo shows musicais, aulas abertas, espetáculos teatrais, além de grupos artísticos da cidade. O projeto criou um espaço democrático onde as diversas manifestações artísticas e culturais da comunidade ouropretana tiveram espaço de representação e expressão. Foi realizada também pesquisa junto aos frequentadores do Parque, ação que gerará dados de avaliação do perfil dos usuários e ajudará no direcionamento de futuros eventos.
 Grupo Moçambo Rico