O Instituto Candonguêro Arte e Cultura apoia a Oficina de Dramaturgia da Improvisação, da Professora Doutora Mariana Muniz, da UFMG.
Objetivos: Desenvolver os princípios básicos da dramaturgia teatral contemporânea, capacitando o improvisador no exercício de sua principal função: a construção da cena improvisada. Serão trabalhados o espaço e o tempo como produtores de sentido e potencializadores das relações entre os personagens. Indo no sentido oposto da velocidade do Match de Improvisação e outros short-forms esportivos, pretendemos pesquisar a distensão temporal e o silêncio como capazes de produzir estranhamento e interesse, levando os atores a descobrir as possibilidades de cada cena.
Público: Improvisadores, atores e estudantes de teatro
Número de vagas: 20
Carga horária: 18 horas
Período: de 05 a 07 de junho, de 9:00 às 12 e de 14:00 às 17:00
Investimento: R$ 150,00
***
Conteúdo: A unidade de ação e sua ruptura; A verossimilhança e sua ruptura; O personagem – relação e flutuação de status; O tempo; O Espaço; Nó dramático e desenlace; A estrutura aristotélica e suas várias possibilidades de rupturas.
***
Currículo da Professora: Mariana Muniz é atriz, improvisadora e diretora teatral. Professora do Curso de Teatro da EBA/UFMG e da Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. Doutora em Teatro pela Universidad de Alcalá (Espanha). Licenciada em Teatro do Gesto pela Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madri (Espanha). Diretora dos espetáculos de improvisação Match de Improvisação (2006-2009) e Sobre Nós (2008-2009) com a Liga Profissional de Improvisação. Responsável por parte do treinamento da Jogando no Quintal (2006). Diretora do espetáculo de Palhaços “No Início era o Princípio” (2008). Coordenadora geral do FIMPRO- Festival Internacional de Improvisação Teatral.
Contato
instituto@institutocandonguero.com.br
flaviano.ss@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário