Blog do Candonguêro

Este blog trabalha em conjunto com o site do Instituto Candonguêro Arte e Cultura exibindo os eventos e as atividades da entidade, a idéia é criar uma página dinâmica e rica em informações, e também oferecer mais um espaço de comunicação entre o instituto e os internautas, disponiblizaremos aqui imagens, vídeos, e textos relacionados às atividades do Instituto. Toda colaboração e comentários serão bem vindos.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Candonguêro: Era uma vez um carnaval...


Projeto de carnaval que inspirou o nome do Instituto Candonguêro - Arte e cultura

Realizado durante os dias do carnaval de Ouro Preto, com quatro anos de existência o projeto está se expandindo e conta hoje com show cênico-musical Candonguêro, carnaval infantil Candonguinho e Bloco caricato Candonguêro.

O Show cênico-musical: Acontece nas cinco noites de carnaval (sexta a terça), une música, intervenções cências e artes plásticas. tem como objetivo principal o resgate de compositores da cidade e de músicas que agitaram e agitam o carnaval da cidade dos anos sessenta até os dias de hoje, diferencia-se pela qualidade dos artistas e pelo repertório eclético. Além dos sambas e marchas do compositores da cidade o repertório inclui ainda MPB, cirandas, jongos, música folclórica, e muito mais.

Vídeo sobre o projeto - Direção Henrique Manara
Acima fotos da edição 2009 - Créditos para Ronald Perèt

Boneco do Bené da Flauta - Artista Ouro-Pretano que hoje é o símbolo do Candonguêro
Personagens dos "velhos carnavais" que desfilam durante os shows - Foto Laura Godoy

Bonecos dos compositores homenageados do projeto, na sequência, Edmundo Guedes, Vandico, Vicente Gomes, Valter Caxangá e Jorge Adílio. Todos os compositores comparecem ao show e participam cantando algumas de suas composições.











Vídeo de divulgação do projeto - CPPA / UFOP



Equipe de 2009


Cordenação executiva: Rodrigo Toffolo
Coordenação cênica: Flaviano Souza e Silva
Coordenação musical: Chiquinho de Assis


Produção: Nilsinho Oliveira
Secretária: Eliana Silva
Bonecos do cenário 2009: Flavinho Niquini e Conceição Rosière
Grafittis do cenário 2008-2009: Movimento Grafitti de Ouro Preto


Músicos 2009: Chiquinho de Assis, Rodrigo Torino, Chiquinho Bastos, Sérgio Danilo, Brasilino, Geuder Martins, Silvia Gommes, Iatitaia e Gustavo Grieco.

Atores 2009: Carlos César, Marcelino Ramos, Benedicto Camillo, Gustavo Pacheco, Fred Lima e participação especial de Gilese Queiroga.


Equipe de produção do Bloco: Rodrigo Toffolo, Flaviano Souza e Silva, Chiquinho de Assis, Dea Caldas Niquini, Flavinho Niquini, Mara Toffolo e Marina Toffolo.


Agradecimentos aos artista do Circuito do Samba: Fred, Terror, Chico, Benedicto Camillo, Gustavo Pacheco e Cabeça.


***

Tomamos a liberdade de finalizar esta postagem com esta bela foto e texto do ótimo fotógrafo Ronald Perèt, parceiro de longas datas da cultura e da arte de nossa cidade, a ele nosso obrigado pela mão amiga e pelo olho mágico. Para conhecer mais do trabalho deste mestre acesse http://www.euouropreto.blogspot.com

Foto: "acabou", com o chão de paralelepípedos coberto de confetes e serpentinas, no pensamento permanece as lembranças, no desejo... O Candonguero em 2010. Mais um carnaval... na vida e na historia de Ouro Preto. Este ano levou "muitos" pelas ruas e ladeiras da cidade, seus passos, por dias, não buscavam, mas encontraram o útimo dia de Carnaval, "acabou" assim: com o chão de paralelepípedos coberto de confetes e serpentinas, das lembranças do que passou. Tem gente que já esta... até esperando o Candonguero "voltar"... (foto) e outros tantos esperando por 2010, claro que com eles na programação, são gente da terra, ou gente que merece "ser". Eles... nunca esquecem os vivos e nem os ausentes fisicamente, nas palavras (Rafael Godoy, Pedro Lacerda, Padre Simoes e outros), vivos eternamente em nossas mentes. Este ano a homenagem foi para Carlota, vivo muito "vivo", Parabens Candonguêro.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Worshop - Kadu Vianna

Seguindo sua política de valorização da Arte Brasileira e de seus agentes o Instituto Candonguêro abre suas portas para apoiar o workshop do Músico Kadu Vianna.

Neste workshop Kadu Vianna vai mostrar e trocar idéias com os participantes sobre noções básicas e avançadas de canto e composição, sobre produção artística e executiva, direção musical e arranjos, tendo como material base o CD Dentro que os participantes receberão gratuitamente.

Workshop - Kadu Vianna


dia 22 de abril
10 horas
Local - Sede do Instiuto Candonguêro - Arte e Cultura
Entrada Franca

Sobre o Artista

Kadu Vianna lançou-se profissionalmente no mercado em dezembro de 2003, com um CD homônimo. O disco abriu-lhe as portas para a cena musical mineira, sendo produzido por Luiz Brasil e com participações de Carlinhos Brown, Jaques Morelenbaum, Carlos Malta, Paulo Calasans e música inédita de Paulinho Moska. Hoje, aos 28 anos, Kadu Vianna é considerado uma das revelações do cenário musical, tendo se apresentado em vários estados brasileiros e no exterior.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Candonguinho

Candonguinho é o carnaval infantil do projeto Candonguêro: Era uma vez um carnaval... Durante as tardes de domingo e terça-feira de caranval são realizadas matinês onde as crianças podem desfrutar de um ambiente alegre e seguro. Além da diversão as crianças tem contato com os bonecos dos compositores dos Projeto Candonguêro, bandas da cidade embalam a festa.
***

Este é o Senhor Tito, sua banda "Anjos" é uma das que embalaram o candonguinho nos anos de 2008 e 2009, ele é o músico mais velho em atividade em Ouro Preto.

As crianças e seus pais conhecem alguns compositores da cidade de Ouro Preto através da brincadeira com os bonecos que os homenageiam.

Figuras carnavalescas comparecem ao Largo da Alegria e as crianças fazem a festa!

O Candonguinho é uma festa de carnaval para todos, para todas as crianaças...

... inclusive para as que já cresceram!

Fotos: Flaviano Souza e Silva